Em 2020, empresas de todos os segmentos experimentaram um momento de extrema incerteza com a pandemia do novo Coronavírus, buscando um novo normal e estudando tendências de longo prazo para os mercados, economias e operações de diversas naturezas, incluindo as de segurança corporativa.
Sabendo dos desafios desse cenário de mudanças constantes e novos desenvolvimentos em ritmo intenso, separamos algumas tendências em segurança corporativa que sua empresa não pode perder de vista.
Segurança corporativa é uma área que vem sendo cada vez mais reconhecida por gestores de empresas, uma vez que é preciso, além de assegurar aos funcionários um ambiente seguro, proteger o patrimônio dessas organizações.
Assim sendo, adotam-se diversas estratégias, que vão desde a aplicação de pessoas, como uso de porteiro e equipes de segurança, até o uso de sistemas e dispositivos tecnológicos, como câmeras, catracas de acesso e porteiro digital.
Mas quais são, afinal, as tendências de segurança corporativa que sua empresa não pode deixar de acompanhar?
1. Investimento em automação e sistemas
Novas tecnologias surgem a todo o momento e o uso desses dispositivos para a segurança tem sido aplicado de diversas formas. Um exemplo claro desse movimento foi o reaproveitamento quase que imediato do sensor infravermelho para monitorar a triagem de temperatura, bem como aplicações em vídeo que mostram quando alguém entra sem máscara em um recinto.
Nesse sentido, o investimento em Data Centers e outras soluções inteligentes é uma forte tendência do setor.
2. Soluções em vídeo
Câmeras e gerenciamento de vídeo são ótimas soluções de segurança, mas também são combinados com pessoas que assistem ativamente. Ou seja, no lugar de puxar o vídeo depois que um incidente acontece, empresas vêm buscando soluções com acompanhamento em tempo real, inclusive com sistemas de reconhecimento facial.
A tecnologia vem avançando também para soluções inteligentes, com reconhecimento de placas, pessoas, armas e muito mais.
3. Monitoramento 24×7 ampliado
Muitas empresas vêm criando um ambiente de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa prática tende a continuar, especialmente nas grandes empresas, onde se concentram ativos e chaves.
Esse monitoramento também vem se ampliando para incorporar serviços adicionais, como o caso de monitoramento de marca em mídias sociais.
4. Soluções em nuvem
Tendência inegável de diversos segmentos, a busca por soluções em nuvem disparou em empresas de todos os portes. Para o setor de segurança, isso significou o uso de sistemas de segurança baseados em nuvem, o que, por sua vez, demanda uma certa infraestrutura.
Ainda assim, essa é uma solução econômica e de fácil implementação, já que não demanda o uso de servidores locais, reduzindo custos e economizando um tempo valioso para as atividades de cada negócio.
Soluções em nuvem permitem respostas mais rápidas, oferecendo maior segurança e confiabilidade para as empresas.
5. Soluções de rede
Mais do que nunca, uma rede estável e rápida determina os resultados das organizações. Por isso, a busca por soluções de rede, com uso de cabeamentos estruturados que permitam uma conexão ágil e segura, sem a necessidade de paradas durante a manutenção, faz parte das tendências em segurança corporativa.
Afinal, a transmissão de dados em tempo real, utilizada junto às câmeras e outros dispositivos de ponta conectados em rede, pode tornar a operação de segurança muito melhor.
6. Uso de vários sistemas de segurança
Por fim, outra tendência importante está relacionada à convergência de diversos sistemas de segurança, com soluções que funcionam em conjunto: vídeo, portaria, controle de acesso, alarme de intrusão e de detecção de incêndio.
A boa notícia é que sua empresa pode encontrar diversas soluções em um único lugar: acesse nosso site para encontrar produtos de telecomunicação, Cabeamento Estruturado, Data Center, Alarmes, CFTV, Controle de Acesso, Alarme de Intrusão e Detecção de Incêndio.
Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe e usufrua da competência de quem, há mais de 25 anos, trabalha para fortalecer a segurança corporativa.