Quando falamos em uso de tecnologia para facilitar uma série de atividades e unificar sistemas e conexões, precisamos pensar em diversos conceitos possíveis, para escolher as melhores opções em termos de qualidade e eficiência.
Neste sentido, por exemplo, entra a infraestrutura hiperconvergente. Esta ideia prevê o uso de um sistema único para consolidar e acomodar os recursos, como armazenamento, ferramentas de TI, junto com os softwares, com as soluções de rede, etc. Assim, é possível criar, como o nome ajuda a mostrar, uma convergência para utilização de todos os recursos disponíveis.
Mas quais são as reais vantagens de apostar na infraestrutura hiperconvergente? Isso é o que mostraremos a seguir, apontando algumas questões que confirmam a relevância de ter este formato presente na hora de criar uma estrutura eficiente.
Benefícios da infraestrutura hiperconvergente
Para começar, podemos falar sobre a facilitação do trabalho de manutenção e atualização de sistemas. Pensando em um contexto no qual, cada vez mais, são criadas novidades rapidamente e com capacidade de melhorar os níveis de atuação, é preciso garantir que as adições de novas plataformas e ferramentas seja facilitada.
Isso acontece quando há o uso da infraestrutura hiperconvergente. Como sua construção é baseada em unidades desenvolvidas e que convergem para o pleno funcionamento, quando houver a necessidade de adicionar novos pacotes e atualizações, basta colocar na infraestrutura em si.
É a chamada escalabilidade, que permite a colocação de novas práticas de maneira rápida e simplificada, melhorando o trabalho de todos os envolvidos sem qualquer necessidade de trocas ou mudanças drásticas. É uma questão, puramente, de adicionar o novo produto desejado.
Além disso, a proteção e a segurança de todas as informações são muito maiores. Afinal, todas as ferramentas relevantes para garantir os backups de dados e a recuperação em caso de perdas estão presentes no sistema hiperconvergente. Quando os diferentes elementos ficam separados em estruturas diferentes, este processo é mais lento.
Neste caso, como tudo está conectado por uma mesma infraestrutura, assim que aconteça qualquer situação que coloque em risco as informações guardadas, os sistemas de proteção, backup e bloqueio de malwares já entra em ação automaticamente.
Por fim, ainda podemos citar a questão de custos, que também se torna uma vantagem. Qualquer negócio busca ter soluções completas, com o menor custo possível. Isso acontece quando falamos em uso de infraestrutura hiperconvergente. Isso porque tudo fica unificado, os processos se tornam mais rápidos e eficientes, com menor margem de erro.
Sendo assim, gastam-se menos com manutenções, diminuem-se os riscos quanto à segurança e, com maior eficiência no trabalho, a tendência é de os resultados serem melhores, o que garante também um ótimo custo-benefício com o uso deste tipo de infraestrutura.
Desta forma, portanto, podemos garantir que os benefícios da infraestrutura hiperconvergente são enormes e, portanto, vale a pena apostar nesta modalidade de tecnologia, unificando os diversos aspectos de uma atuação no setor de tecnologia da informação e pontos adjacentes.
Gostou de saber mais sobre a infraestrutura hiperconvergente? Siga conosco, acompanhando outros textos e conhecendo mais sobre nossa atuação. Somos uma empresa que atua como distribuidora de produtos de telecomunicação, Data Center, Controle de Acesso e muito mais. Está interessado? Fique conosco e vamos trabalhar juntos.