Você com certeza já ouviu falar em QR Code, um mecanismo digital ágil e seguro que te permite efetuar pagamentos, utilizar aplicativos de alimentação e transporte, acionar serviços públicos, entre outros benefícios.
O que significa QR Code e quais são os tipos existentes?
O termo QR Code significa “Quick Response Code”, traduzindo, “Código de Resposta Rápida”. Nesse sentido, a sigla já indica rapidez e modernidade na utilização da ferramenta digital.
O código foi utilizado, inicialmente, na catalogação veicular. Contudo, hoje ele se expandiu e se tornou útil para o controle de estoque das indústrias, além de ajudar na agilização do comércio como um todo.
Existem dois tipos de QR Code. Em primeiro lugar, tem-se o modelo estático que é imutável e funciona como etiqueta de preço único. Geralmente, esse tipo é utilizado em pequenos comércios e pequenos servidores.
Em segundo lugar, tem-se o modelo dinâmico que é específico para transações únicas, ou seja, ele só pode ser utilizado para determinada movimentação uma vez. Nesse aspecto, esse tipo de QR Code é utilizado com frequência no e-commerce.
Portanto, o código de resposta rápida é mais benéfico em relação ao código de barras. Trata-se de um mecanismo mais completo, flexível e seguro.
Quais são as vantagens do QR Code?
A ferramenta é fácil de ser utilizada e pode ser feita através de sites e aplicativos que geram o código. Desse modo, qualquer indivíduo pode fazer seu QR Code conforme lhe for útil.
A tecnologia exige um investimento praticamente nulo em relação à cobrança e controle mediante cartões. Além disso, o cliente precisará apenas de um aplicativo no celular e ficará aliviado com tamanha agilidade e simplicidade no processo.
Para locais muito movimentados que precisam gerenciar o fluxo de pessoas, o QR Code é essencial. Portanto, a tecnologia para instalar um mecanismo de liberação de catracas via código de resposta rápida é muito barata.
Por fim, os gerenciadores de controle não terão que lidar com pessoas perdendo seus cartões de identificação. Desse modo, a redução do custo de manutenção e elaboração de novos cartões é significativa.
Quais são as desvantagens?
A princípio, um sistema de QR Code sem o modelo dinâmico pode gerar falhas significativas. Assim, falhas na segurança são recorrentes no modelo estático mal gerido. Como, por exemplo, pessoas que não deveriam ter acesso a determinado serviço usufruindo do mesmo.
Outra desvantagem é o fator impressão. O indivíduo que não possui o QR Code em seu aparelho celular e decide imprimir a ferramenta, pode danificar o papel e inviabilizar a leitura do código.
A falta de criptografia também é um problema, já que protege a informação e permite que ela seja vista apenas pelo emissor e o receptor do código.
Quer saber mais sobre essa tecnologia? Conheça a gente!
Agora que você sabe que o QR Code é uma tecnologia que já conquistou o seu lugar, busque conhecimento sobre como utilizar o recurso para facilitar sua vida. Esqueça as dores de cabeça dos cartões e códigos de barra. Visite-nos!
Palavras-chave: QR Code. Modelo Estático. Modelo Dinâmico. Controle. Agilidade. Comércio.