Qual o melhor tipo de data center para o seu negócio?

Compartilhe:

Um data center, como o próprio nome sugere, nada mais é que um centro de processamento de dados. Isso significa que eles são utilizados para armazenar, processar e distribuir dados de interesse. Além disso, são utilizados para recuperar dados perdidos.

Eles são extremamente importantes para os negócios, já que lidam diretamente com informações, diretas ou indiretas, dos clientes dessas companhias. Dito isso, é preciso ressaltar que há vários tipos de data center, e que cada um é mais indicado para um tipo de negócio e sua finalidade.

Neste conteúdo nós vamos saber mais sobre alguns tipos e para que finalidade eles são recomendados. Certamente te ajudará a saber qual o melhor tipo de data center para o seu negócio.

Onsite

Se o seu negócio precisa manipular uma quantidade enorme de dados, esse tipo é a melhor saída.

Onsite data centers são aqueles dispostos em algum local da empresa. A vantagem é que eles podem facilmente serem expandidos de acordo com as necessidades das empresas. Além disso, são bem acessíveis para a correção de problemas.

Além disso, por conta de ficarem fisicamente alojados em algum local da empresa, eles entregam uma boa performance de processamento, e uma boa segurança no armazenamento de informações.

A maior desvantagem desse tipo é o seu preço. São extremamente caros, desde a construção da infraestrutura, até o suporte com uma boa fonte de alimentação, um bom sistema de resfriamento, e um bom sistema de segurança.

É preciso calcular bem para obter o retorno do investimento.

Esse tipo é recomendado para grandes empresas, que realmente necessitem de uma boa capacidade de processamento e de armazenamento de dados.

Simply colo

Recomendado para empresas relativamente grandes, mas que tenham necessidades menores que as gigantes.

Esse tipo de data center é aquele pertencente a empresas especializadas nesse tipo de serviço, ou seja, aqueles que tem o único objetivo de oferecer o espaço, os componentes e a segurança de centrais de processamento para outras empresas.

Ele é ótimo para aqueles negócios que não possuem recursos suficientes para construírem seu próprio data center, mas que ainda assim precisam manipular uma quantidade considerável de dados.

Eles também são bem adaptáveis já que a empresa pode adquirir mais servidores se precisar. Outro fato importante é que esse tipo é bem mais barato que o anterior.

A desvantagem é que, às vezes, a empresa pode preferir vender para outra organização. E, mesmo pertencendo à outra empresa, ainda assim o negócio precisa gastar com a manutenção do sistema.

Terceirizados

São ótimos para empresas medianas, e até para negócios maiores dependendo da necessidade, já que não precisam se concentrar na manutenção.

Esse tipo é bem similar ao anterior. Contudo, diferentemente do tipo acima citado, a empresa não precisa cuidar de nenhuma parte operacional do data center. Tudo é gerenciado por outro empreendimento.

Cloud

Esse é um tipo especial. São recomendados para basicamente qualquer empresa, contudo, grandes e médios negócios podem encontrar alguma resistência.

São alojados na chamada nuvem, ou seja, são completamente virtuais. A vantagem principal é obter mais performance para softwares e aplicativos da empresa.

O principal ponto negativo é a resistência que essa modalidade encontra com colaboradores de outros setores, sócios e gestores. Além disso, a transferência de dados e operações para a nuvem pode ser arriscado se feita por pessoas não qualificadas.

Escolher um data center significa olhar para a necessidade de dados do seu negócio, e gastar o mínimo possível para saná-las. Além disso, vale ressaltar que qualquer tipo possui vantagens e desvantagens, e que é preciso olhar para o custo-benefício.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outras pessoas. Siga-nos nas redes sociais para se manter informado sobre data centers, cabeamento estruturado, CFTV e muito mais.

Matérias Recentes

Categorias