Flamabilidade
É muito importante entender as diferenças entre as classes de flamabilidade CM e CMX de cabos categoria 5e e 6. Flamabilidade é um índice testado na aproximação de um material polimérico a um painel radiante ou à chama. Isso possibilita uma melhor análise sobre o comportamento inflamável do cabo. Esse teste é muito importante quando a intenção é avaliar compostos que serão aplicados no isolamento de fios e cabos de energia e telecomunicações, pois assim se testa sua de resistência à chama. No caso do CM, esse índice é um dos melhores devido a sua composição polimérica, que não se encontra da mesma forma nos cabos CMX.
SEGUNDO A ANATEL…
De acordo com a norma NBR 14705/2001 – ¨Classificação dos Cabos Internos para Telecomunicações quanto ao Comportamento Frente a Chamas¨, um dos requisitos de norma da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), os cabos categoria 5e e 6, classificados como CM é o que atende aos requisitos definidos por norma para cabeamento estruturado e cabeamento horizontal, e o CMX é limitado a condições especificas de instalação bem como patch/adapter cables.
Instalação
Atende para as definições das classificações como também as aplicações de acordo com a NBR 14705, são:
- CABO CM: Indicados para instalação vertical e horizontal em tubulações com muita ocupação, em locais sem fluxo de ar forçado, em instalações em um mesmo ambiente ou em locais com condições de propagação de fogo similares a esta, avaliados conforme métodos de ensaios NBR 6812 ou de modo alternativo UL1581 Vertical Tray Flame Test.
- CABO CMX: Recomendados para inserção em tubulações metálicas onde não exista concentração de cabos nem fluxo de ar forçado e onde a região exposta não seja superior a 3 metros de comprimento, devendo sua maior dimensão transversal ser menor que 6.4mm, avaliados de acordo com método ensaio NBR 6244 a ou alternativamente UL1581 Vertical Tray Flame Test.
Como saber se o cabo ou acessório comprado tem certificação reconhecida?
Os produtos possuem certificação de algum laboratório internacional, devem expor na embalagem ou no próprio corpo do produto o símbolo do laboratório e o código do File Number do fabricante.
Como interpretar a marcação de certificação em um cabo?
Existem alguns itens obrigatórios para identificar que o produto é certificado:
- O nome do laboratório (UL, ETL);
- O File Number do fabricante, (E160837);
- Listed Verified: caso tenha ambas as certificações deverá haver uma gravação do nome do laboratório próximo ao File e outra próximo ao Verified;
- A classe de flamabilidade, (CM, CMX, CMR);
- A categoria, no caso do Verified;